domingo, setembro 07, 2014

Leitura Psico-cultural

As sirenes começam a soar... momento bem inconveniente e local ainda pior.

Estava numa cafeteria da universidade estuando fielmente o meu hebraico. A cafeteria tem várias mesas espaçadas para fazer um ambiente de estudo que é preferido por uma grande parte dos alunos, internacionais e locais.

Minha mesa era grande, como a de todo mundo. À minha esquerda tinha uma mesa com quatro israelenses e à minha frente tinham vários internacionais, atrás de mim tantos estudantes que nem me recordo mais. Enfim, a sirene começa a soar!

A minha mente gringa imediatamente salta um pop-up com uma notificação de "Alerta: Sirene = Bombardeio de Mísseis.". Meus olhos imediatamente se voltaram para o celular onde fui rapidamente procurar confirmar a minha notificação interna... nada.

Imediatamente ativei a minha capacidade de leitura de mentes e comecei a escanear os pensamentos das pessoas ao meu redor. A minha frente os internacionais estavam claramente pensando como eu: "aonde está a saída de emergência?", "aonde fica o abrigo anti-bombas?", "porque não encontro nenhuma notícia online?"... Já à minha esquerda, os israelenses claramente não pensavam o mesmo, nenhum nem sequer olhou o celular.. eles pensavam: "nossa que merda de sirene!", "quem foi o babaca que fumou ao lado detector de fumaça?", "será que algum dia vamos ter paz para conseguir estudar?".

Não conformado com meu scanner mental eu me levantei para perguntar aos israelenses para ver se sabiam de que se tratava a sirene..

// Sim, sim, este foi um evento real aqui em Haifa. A sirene parou depois de poucos minutos e provavelmente se tratava de algum mané que apertou algum botão errado ou um bizzonho que fumou no local errado... mas foi bem interessante ver como que (aparentemente) os locais nem sequer tavam ligando com a possibilidade de um bombardeio enquanto que para os internacionais (obviamente) esta foi a primeira reação!

Nenhum comentário: