quarta-feira, março 26, 2008

Sobre Sonhos 2

Sonho é sonho e vigilha é vigilha e os dois são realidade, quanto a isso nao ha dúvida! Mas um num seria um pouco do outro?

Depois de um pesadelo qualquer mae diria "é só um sonho meu filho...", ou seja, "nao tem perigo, o q aconteceu lá nao afeta o q acontece aqui". Até q ponto isso é verdadeiro? Como vimos em meu ultimo sonho q a musica q começou no mar terminou em meu quarto, parece q algumas coisas conceguem passar do mundo interno para o externo involuntariamente. Outra ocorrencia similar são os pesadelos q conseguem transportar medo do mundo dos sonhos para o da vigilha.

Isso pode acontecer com qualquer sentimento e com qualquer pessoa.

Haveria algo mais q consegue escapar dos sonho para a realidade? Analizemos:


Alguns diriam q nós somos a única coisa q passa de um para o outro, de forma exclusiva, afinal somos nós q temos os relatos tanto de uma quanto da outra realidade e nao temos, ou temos poucas, evidencias da passagem de outras coisas q nos possam dar mais informaçoes. Mas quanto ao expectador é necessario deixar uma resalva; nem sempre é este o mesmo no sonho e na vigilha, afinal, podemos ser outra pessoa no sonho. Portanto nao é o proprio expectador q passa de uma realidade a outra, mas sim a experiencia q este vive que é repassada a nós.


Como ja disse, minha experiencia diz q outras coisas sao capazes até melhores q agente de experienciar esta passagem. Uma musica, uma mensagem, uma invenção sao todos capazes de transpor a barreira para a vigilha, até muito bem como ja vimos; estes porém podem ser barrados, como quando acordamos certos de q tinhamos uma boa ideia no sonho, mas não lembramos o q era. Na Biblia vemos varios casos em q Deus dispôs uma mensagem ou uma profecia valido para a vigilha no sono de alguém, dispôs também o conteúdo do sonho a mais de um, pois à Daniel foi reveleado o sonho de Nabucodonosor sem q este o contasse. Isso nos leva a concluir q mesmo sem a intervenção divina é possível q aquilo q é oriundo do sono pode vir a tona em vigilha por meio de outra pessoa, nao é mesmo?


Das coisas capazes de passar de um plano para o outro, certamente o q menos sofre alteraçao é o sentimento isso é, medo, felicidade, curiosidade... até mesmo sentimentos relacionais, como perdão, raiva e amor. Pois nao posso eu me apaixonar por alguem em sonho? Então fica comprovado q um sentimento como amor pode vir do sonho para a realidade.


Dentre todos os sentimentos vejo um q é necessario especial atenção. A culpa, como qualquer outro sentimento, aparenta ter o mesmo comportamento quando transposto da "noite" para o "dia". Podemos acordar nos sentindo culpados por algo q fizemos em sonho; este sentimento pode sumir como qualquer outro com o tempo; porém e a culpa propriamente dita? Se cometemos algum crime em um sonho somos culpados por esta infraçao? Bem, quanto à lei dos homens, esta está restrita ao q acontece em vigilha e nada tem a ver com sonhos. A Lei de Deus porém nao vê esta restriçao. Jesus citou claramente q se alguem desejasse a mulher do próximo, este por sua vez ja pecou; esta afirmação é valida para os sonhos? e aqueles q nao temos controle? Eu creio q sim, somos culpados por infringir a lei de Deus em sonhos, como também creio na promessa d q Ele jamais dará um fardo pesado d+ q nao possamos carregar; portanto se sonhamos com algo involuntariamente creio q teremos meios o suficiente para viver aquela experiencia e nao pecar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Complexo isso, hein...Descartes adoraria essa discussão (já disse isso...)

Qdo era pequena sonhaca q meu irmão estava brigando comigo...sempre sem motivo. Gente, eu acordava com tanta raiva dele....q péssimo, coitado...

Outra coisa q me lembro é de como sonhava com eu ganhando um bombom (sonho de garotinha gorda...uhahuauh, e na hora de desembrulhar eu acordava. Que decepção qdo eu olhava pra minha mão (já acordada) e não via nada. Nos próximos sonhos em q isso se sucedia tentava apertar com mais força a minha mão. Mas essas comidas de sonho são tão fugidias....cruzes....sonho d gordo meeeeeeesmo.

Eu tb acho q já me apaixomei por alguém no sonho. O problema é q eu sonho bastante...rsrs

Ana